Olá! Que bom que você veio conhecer meu cantinho na blogosfera.

Aqui exponho meus trabalhos confeccionados em diversas técnicas e materiais, mas todos feitos com muito empenho e carinho.
Patchwork, fuxicos, patchcolagem, feltro, peças personalizadas...

Espero que você goste e volte sempre!



Para encomendas, entre em contato através do perfil no facebook.
Pagamento de 30% no ato da encomenda.

lcb1968@gmail.com

Já que você veio até aqui, deixe um recadinho! Vou adorar!
Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 14 de julho de 2011

bolo colorido sem mistérios

Meninas,

o bolo colorido é facim facim de fazer... sabe aquele bolo da baunilha bem básico? Pois é, é eles mesmo... eventualmente eu substituo o leite por guaraná - deixa a massa bem levinha - e procuro usar ovos de granja, porque ovo caipira são tem a gema muito vermelhinha e pode atrapalhar nas cores.
Então é assim:
mais ou menos 5 xícaras de farinha de trigo,
mais ou menos 3 xícaras de açúcar,
(misturo esses ingredientes e reservo)
no liquidificador coloco:
4 ovos
2 colheres de sopa bem generosas de margarina para culinária OU meia xícara de óleo de canola ou girassol,
2 colheres de sopa de essência de baunilha pra ficar bem cheiroso,
quantidade de leite, mas começa colocando uma xícara. Se estiver usando leite integral coloco mais uma xícara de água.
Bate esses ingredientes e coloca numa travessa funda e depois vai juntando a farinha que já está misturada com o açúcar.
Por fim junta delicadamente 2 colheres de sopa de fermento em pó.
Eu uso o mesmo tamanho de xícara pra tudo! No final tem vááárias xícaras sujas! :))
Aí você que já foi numa loja de produtos para festa - e acho que em supermercados grandes tem também e comprou corante alimentar. Corante alimentar não é a coisa mais saudável do mundo, mas como você não faz esse bolo todos os dias não vai fazer mal a ninguém (alérgicos a corantes estão proibidos de comer bolo colorido!). Tem corante alimentar líquido que é o mais comum e tem gel que é mais difícil de achar. Eu tenho o líquido porque nunca achei o gel, que dizem, é mais natural. Lá na loja tem todas as cores... azul anis, amarelo damasco, vermelho morango, rosa, verde, lilás, marrom e até preto.
Voltando ao bolo...

Você pega várias tigelinhas e vai separando a massa no número de cores que você tem. Coloca mais ou menos a mesma quantidade em cada uma e pode privilegiar a sua cor predileta, é claro!!


Aí você pinga a cor e vai misturando até ficar do seu gosto. Cada um com sua respectiva colher, senão mistura e fica cor de sujeira!

Tem uma coisa que eu descobri, a primeira cor, a que fica mais no fundo da forma, precisa ser numa quantidade um pouquinho maior, pq senão ela corre o risco de sumir. A Tendencia da gente é colocar as cores que mais gosta primeiro, mas não é por aíii...rsrsrs... deixa pra colocar as cores mais vivas no meio.

O bolo do post anterior foi feito colocando cada cor sobre a outra... larga a massa colorida no meio da forma,e vai colocando uma sobre a outra, formam-se círculos coloridos lindossss!

Já esse de ontem nós fomos colocando a massa em posições diferentes, tudo aleatório...




Leva ao forno até ficar assadinho e o palito sair sequinho.





A cobertura e a decoração ficam ao gosto do freguês!
Eu uso aquele creminho de leite condensado, tipo brigadeiro branco pq daí os confeitos ficam coladinhos e não espalham pela casa.

Espero ter explicado direitinho... :))

*beijocas*

10 comentários:

  1. Nossa ficou lindo bem colorido muito diferente...

    Linda passei pra dizer que tem uma brincadeirinha lá no renascendo... pra ti:)

    Bjus na Sophia...Parabéns pela arte kkk

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucimara
    Parece uma brincadeira, adorei!
    Muito obrigada pela receita, vou fazê-la quando o meu netinho vier nos visitar. Ele mora aí em Floripa e vai fazer 5 aninhos, uma idade que adora uma festa!
    Um abraço e beijinho na Sophia

    ResponderExcluir
  3. oie amiga Lucimara faço parte das blogueiras unidas,vim fazer uma visita e adorei seu blog,já estou te seguindo e te convido a conhecer meu cantinho,terei um grande prazer em tê-la como amiga,desde já agradeço sua atenção e seu carinho
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OI guria...fiquei com agua na boca...que delicia deve ser colocar este mundo d ecores na boca!
    Parabens pelo blog!!
    Cris
    http://artesanatodelacres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Lucimara! O bolo que eu faço leva exatamente essas medidas de ingredientes, virou, padrão;na verdade a receita original dizia para colocar 200 g de manteiga, mas eu reduzi para 100 ou 80 g; nas receitas que diz 1 x de óleo eu coloco sempre a metade rsrsrsrs. Eu não conhecia o bolo colorido, adorei esta idéia, seus bolos ficaram lindos! Quanto a cobertura eu tambem sempre tive dificuldade, mas essa sugestão é bem simples e muito bonita!
    Tenha um ótimo fim de semana!
    Nely

    ResponderExcluir
  6. Realmente é muito bonito esse bolo colorido, Lucimara.

    ResponderExcluir
  7. Ficou lindo o bolo. Nem preciso dizer (mas estou dizendo rsrs) que já copiei a receitinha, né?! Bjks.

    ResponderExcluir
  8. Já copiei a receita, ainda nas minhas férias vou tentar fazer depois posto e dou os devidos créditos, a carinha do bolo é ótima, acho que meus filhos vão gostar.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  9. Muito, muito, mais muito legalllllllllll !!!!!!!!
    Parabéns amei! Vou fazer !!!
    Estou passando por aqui hoje para te seguir, sou blogueira unida.
    meu blog www.nobaudalili.blogspot.com
    Amei seu trabalho!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Nossa adorei este bolo colorido
    Vou fazer com certeza
    Beijoooooooooooooooooo

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para mim! Deixe seu recado!! :))

Quem esteve aqui gostou também de ...

Blog BoniFrati